Justiça autoriza liberação da ‘pílula do câncer’ para baianos
Pacientes moram na região de Irecê, interior do estado, e obtiveram o direito de receber o medicamento para tratar a doença

Por decisão da Justiça Federal, dois moradores da região de Irecê, interior da Bahia, vão poder utilizar a fosfoetanolamina sintética, a chamada “pílula do câncer”, para se tratar. Ainda em fase de testes, a droga produzida no campus da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, só é liberada mediante decisão judicial.
Em entrevista ao site Correio, o advogado Joviniano Dourado, representante dos dois pacientes da região de Irecê, informa que a busca por liminares vem crescendo na Bahia.
– Infelizmente, no momento, não existe outra via para conseguir a fosfoetanolamina sintética, a não ser por decisão judicial. Ela não está à venda e tampouco pode ser distribuída sem liminar. A própria USP encaminha as cápsulas para residência do paciente – explica o advogado.
De acordo com Dourado, o caso é do âmbito da Justiça Federal. A decisão é rápida, em média, não demora mais que três dias.
A fosfoetanolamina sintética foi estudada pelo professor Gilberto Orivaldo Chierice, à época integrante do Grupo de Química Analítica e Tecnologia de Polímeros da USP. A droga, produzida pela USP (Universidade de São Paulo), nunca foi clinicamente testada como medicamento, mas ganhou repercussão no tratamento de pacientes com câncer em estado terminal depois de ser distribuída (sem autorização) por Chierice, que desenvolveu e patenteou a fórmula.
Em agosto de 2015, a USP parou a produção alegando não ter capacidade para suprir a demanda. A partir daí, começaram os pedidos judiciais para a universidade conceder a fosfoetanolamina.
Campanha – Na passagem que fez por Fortaleza-CE, no sábado (13), onde participou da campanha contra o Aedes aegypti, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinou um abaixo-assinado que pede a liberação da fosfoetanolamina. A coleta de assinaturas foi feita por familiares e amigos de pacientes com câncer.
O grupo montou um quiosque, na praça do Ferreira, ao lado da estrutura usada pelo governo cearense para divulgar a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também assinou, assim como o secretário da Justiça do Ceará, Hélio Leitão.
“Assumimos todos os prováveis e possíveis efeitos colaterais e danos à saúde advindos desse composto, pois ao menos estaremos vivos para experimentá-lo”, diz o panfleto distribuído pelo grupo.
Mais notícias
-
Bahia20h58 de 14/06/2026
Homem é preso horas após matar ex-companheira na Bahia
Suspeito foi localizado com manchas de sangue e observava cena do crime
-
Bahia12h44 de 14/06/2026
Carreta tomba na BR-242 e motorista morre preso às ferragens na Bahia
As circunstâncias que provocaram o tombamento serão apuradas pelas autoridades competentes
-
Bahia11h20 de 14/06/2026
IPVA 2026: motoristas com placas finais 7 e 8 têm desconto de 8% neste mês
Contribuintes também podem optar pelo parcelamento em cinco vezes
-
Bahia10h59 de 14/06/2026
Obra interdita trecho da Cidade Baixa a partir desta segunda em Salvador
Intervenção para obras de drenagem vai alterar trânsito até o início de julho
-
Bahia09h49 de 14/06/2026
Suspeito morre após confronto com policiais militares em Salvador
Troca de tiros aconteceu no bairro de Pau da Lima
-
Bahia09h12 de 14/06/2026
Reconhecimento facial prende dois foragidos durante festas juninas na Bahia
Suspeitos tentavam acessar eventos em cidades do interior quando foram identificados
-
Bahia07h20 de 14/06/2026
Casa da Igualdade Racial inicia programação junina com ações de cultura
Agenda promovida pela Sepromi em Salvador reúne serviços de cidadania durante o mês de junho
-
Bahia20h45 de 13/06/2026
Colisão frontal entre carro e caminhão deixa uma pessoa morta na BR-324
Inquérito policial será instaurado pelas autoridades competentes para apurar as circunstâncias do acidente
-
Bahia18h42 de 13/06/2026
Nova Rodoviária de Salvador terá esquema especial para fluxo de 380 mil passageiros no São João
São esperados, ainda, cerca de 195 mil embarques ao longo do período festivo
-
Bahia18h17 de 13/06/2026
Sistema de reconhecimento facial flagra foragidos em festas juninas no interior da Bahia
Detenções ocorreram após alertas emitidos pelas câmeras inteligentes integradas ao circuito das festas







