Apagão em São Paulo: AGU acionará Enel por dano moral coletivo
Empresa deixou 2,3 milhões no escuro

A Advocacia-Geral da União (AGU) pretende ajuizar uma ação judicial para tentar obrigar a empresa distribuidora de energia elétrica Enel a indenizar a população de São Paulo por prejuízos decorrentes do apagão que deixou cerca de 2,3 milhões de consumidores da região metropolitana da capital paulista no escuro em setembro.
“Ela [Enel] vai ter que pagar caro pelos danos sofridos pela população”, disse o advogado-geral, o ministro Jorge Messias, ao participar, nesta quinta-feira (30), do programa Bom Dia, Ministro, do Canal Gov, e transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“Estou concluindo uma ação por dano moral coletivo, para que a população de São Paulo seja indenizada por todos os danos causados pela Enel”, revelou Messias, acrescentando ter pedido informações ao Ministério de Minas e Energia, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor para embasar a ação judicial.
Ao mencionar que o fornecimento de energia elétrica para parte da região metropolitana de São Paulo já tinha sido interrompido em outras ocasiões recentes, como em março deste ano, quando cerca de 2,1 milhões de consumidores foram prejudicados, Messias disse que a Enel “já mostrou sua incompetência várias vezes”.
“O caso da Enel é gravíssimo. É prioritário para o governo federal”, acrescentou, assegurando que o governo federal vem cobrando que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – responsável por regular o setor elétrico brasileiro – cumpra seu papel e fiscalize a atuação da Enel.
“É inadmissível […] [Quase] toda a população [da região metropolitana] de São Paulo ficou submetida à incompetência e ineficiência desta empresa privada, concessionária de um serviço público essencial, regulado pela Aneel, que tem diretores com mandato e autonomia [para, entre outras atribuições, regular a geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica]”, acrescentou o ministro.
Crimes ambientais
O advogado-geral da União também defendeu o endurecimento das penas para quem comete crimes ambientais no Brasil. No último dia 15, o governo federal entregou ao Congresso Nacional projeto de lei que propõe que penalidade para quem comete delitos como atear fogo em vegetação passe de quatro para seis anos e que as eventuais punições sejam inicialmente cumpridas em regime fechado.
“Do ponto de vista penal, as queimadas, por exemplo, têm, hoje, penas muito baixas. O que acaba desestimulando as pessoas a cumprirem com suas obrigações ambientais. Daí termos construído uma proposta de lei que o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] apresentou ao Congresso Nacional para aumentar as penas desses infratores ambientais”, assegurou Messias, alegando que a legislação hoje em vigor é de um tempo em que a sociedade ainda não tinha o atual “grau de preocupação ambiental”, nem a consciência da gravidade das mudanças climáticas.
Mais notícias
-
Economia11h48 de 22/06/2026
Banco Central libera compartilhamento opcional de saldo no Pix
Medida permite ao usuário visualizar saldo e limite em pagamentos por aproximação
-
Economia11h25 de 22/06/2026
Mercado financeiro eleva projeção do IPCA para 5,33% e inflação deve estourar o teto da meta
Dado foi publicado nesta segunda-feira no Boletim Focus
-
Economia12h11 de 18/06/2026
Receita Federal paga lote especial do Imposto de Renda; saiba quem tem direito
Transferência da restituição automática será realizada no meado de julho
-
Economia06h12 de 18/06/2026
Bahia registra mais de 5,1 milhões de inadimplentes e contraria tendência nacional
As dívidas bancárias seguem como o principal fator de endividamento, concentrando quase metade dos débitos registrados no país
-
Economia10h52 de 16/06/2026
Executivo da XP participa de evento do LIDE Bahia sobre negócios e economia
Evento marca parceria com o Grupo Palacete para fortalecer o ambiente de negócios e desenvolvimento econômico na Bahia
-
Economia11h14 de 12/06/2026
Exportação de algodão pelo Porto de Salvador deve chegar a 30% em 2026, diz secretária
Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, afirmou que ainda tem muito trabalho a ser feito para atingir essa meta
-
Economia11h03 de 12/06/2026
Isabela Suarez reforça presença da ACB na Bahia Farm Show
Presidente da ACB defende aproximação com o agronegócio como estratégia de desenvolvimento econômico da Bahia
-
Economia10h01 de 12/06/2026
Secretária defende exportação do algodão de LEM através do Porto de Salvador
"O agro é o mar, o mar é o agro", afirmou Duda Lomanto, secretária Especial do Mar de Salvador
-
Economia21h35 de 11/06/2026
Dólar despenca e Bolsa dispara após Trump cancelar ataques ao Irã
Mercado reage a possível acordo no Oriente Médio, mas Irã ainda não e pronunciou
-
Economia12h38 de 11/06/2026
Grande empresa de PVC e PEAD participa da 20ª Bahia Farm Show
No último ano, a Asperbras anunciou um investimento de R$ 50 milhões para expandir sua planta de PVC










