Publicado em 26/06/2026 às 14h46.

Historiadora questiona o apagamento de Santo Amaro nos festejos do 2 de Julho

"Cachoeira levou todo mérito pela Independência do Brasil na Bahia", disse Ilmara Cecília

Lívia Patrícia

A historiadora e influenciadora digital Ilmara Cecília questionou o apagamento do município de Santo Amaro nas narrativas midiáticas sobre o 2 de Julho e questionou a cobertura feita pela TV Bahia no dia 25 de Junho – data que marca a troca da capital da Bahia para Cachoeira.

“Fico retada com isso, velho. Cachoeira levou todo mérito pela Independência do Brasil na Bahia. Hoje, 25 de junho é feriado em Cachoeira, povo da TV Bahia tá lá. E aí Vanderson e Deda a me soltam ‘porque tudo começou aqui’. Não foi”, disse a historiadora.

Cecília afirmou que, na verdade, o processo do 2 de Julho começou em Santo Amaro, cidade do recôncavo baiano a 40 km de Cachoeira, com a Ata de Vereação de 14 de junho de 1822. “Eu fico retada,  como as verdades históricas são varridas para debaixo do tapete por conveniência, porque existia uma conveniência política para Cachoeira levar todo esse mérito que levou”, disparou a historiadora.

Sobre a Ata da Vereação de 1822

A Ata da Vereação é considerada por muitos historiadores baianos como o primeiro documento separatista e pró-independência do Brasil. Assinado no Solar Barão de Sergy, conhecido como “Solar do Bijú”, da antiga Vila de Nossa Senhora da Purificação e Santo Amaro – atualmente o município de Santo Amaro -, o documento foi publicado na Gazeta do Rio de Janeiro em setembro daquele ano, logo após a declaração de independência por Dom Pedro I.

Além de pedir a emancipação do Brasil, a Ata pedia a implantação de um centro único de Poder Executivo, a abertura dos portos e a criação de um Tribunal Supremo de Justiça.

O documento histórico, inclusive, foi o argumento usado para que, em 2024, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) apresentasse um projeto de lei que transfere a capital da Bahia para Santo Amaro no dia 14 de Junho.

“O gesto de bravura dos santamarenses, que contribuiu significativamente para a independência do Brasil, merece ser celebrado e reconhecido. Transferir a sede do governo para Santo Amaro da Purificação no dia 14 de junho é uma forma de honrar essa importante parte da nossa história e preservar o legado de luta pela liberdade”, declarou o parlamentar à época.

 

Lívia Patrícia
Sou soteropolitana e apaixonada por arte e cultura. Bacharela Interdisciplinar em Artes e Jornalista pela UFBA, tenho passagem pela Agência Diadorim, BP Money, g1 Bahia. Também participei da segunda turma do Focas Estadão (Curso Estadão de Jornalismo) de Saúde. Cubro Municípios no bahia.ba

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.