Publicado em 26/06/2026 às 15h37.

Limpurb prioriza hospitais e prevê normalizar coleta até sábado (27)

A paralisação nacional dos garis e margaridas ocorreu na segunda e terça

Redação

 

Foto: Ascom Limpurb

 

O serviço de coleta de lixo em Salvador deve ser totalmente regularizado até o fim deste sábado (27), após a paralisação nacional dos agentes de limpeza registrada no início da semana. Segundo o gerente de operações da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Marco Bandeira, um plano de contingência foi adotado para reorganizar o atendimento na capital.

“Após as 48 horas de paralisação, a Limpurb montou um plano de contingência. Esse plano teve etapas de prioridade. A primeira prioridade foi a área da saúde em geral: hospitais, UPAs, maternidades, centros médicos, entre outros. Em seguida, priorizamos as áreas das feiras e mercados, além dos locais de grande circulação de pessoas, para depois adentrarmos nos bairros, como já estamos fazendo”, explicou.

Além da retomada da coleta, a Limpurb intensificou a lavagem de vias em pontos onde houve maior acúmulo de resíduos. “A Limpurb não para, estamos trabalhando 24 horas com 100% dos equipamentos nas ruas, dando o máximo para normalizar o quanto antes essa situação”, afirmou Bandeira.

A paralisação nacional dos garis e margaridas ocorreu na segunda-feira (22) e na terça-feira (23), período em que houve aumento da produção de lixo na cidade devido às festas juninas e à movimentação associada à Copa do Mundo.

Desde a última terça-feira, a Limpurb mantém uma operação de contingência para acelerar a regularização da coleta em Salvador. A empresa também orienta a população sobre a importância do descarte adequado dos resíduos, destacando que o lixo deve ser devidamente ensacado para evitar mau cheiro, proliferação de insetos e roedores e facilitar o trabalho das equipes de limpeza.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.