Publicado em 26/06/2026 às 18h47.

Aladilce aponta abandono do BRT e critica investimento de R$ 1 bilhão

O projeto foi alvo de críticas de urbanistas e ambientalistas por ser considerado um modal caro

Redação
Foto: Fabiana Guia

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) criticou nesta sexta-feira (26) o estado de conservação do BRT de Salvador após visitar estações do modal durante o recesso legislativo, apontando abandono e desperdício de recursos públicos.

“Isso aqui é recurso público jogado fora, prefeito, quase R$1 bilhão”, disparou a vereadora.

Implantado na gestão do ex-prefeito ACM Neto, o projeto foi alvo de críticas de urbanistas e ambientalistas por ser considerado um modal caro e defasado, que “não levava nada a lugar nenhum”. O trecho liga a Estação da Lapa à antiga Rodoviária, área já atendida pelo metrô de Salvador.

“O BRT foi uma obra muito polêmica, que custou cerca de R$1 bilhão aos cofres públicos, com a promessa de que ia contribuir para a mobilidade. Na época, inclusive, muitos especialistas em mobilidade disseram que era um modal ultrapassado, sem justificativa, mas a prefeitura, o então prefeito ACM Neto insistiu e o prefeito Bruno Reis manteve o projeto. Enterraram aqui muitos milhões de reais e o que nós vemos hoje, em 2026, é o abandono das estações. Nós não vemos o BRT como um modal que tenha vindo contribuir com a mobilidade de Salvador e as estações estão assim, abandonadas. É um verdadeiro desperdício do dinheiro público, dinheiro dos impostos de uma cidade pobre como Salvador, é um absurdo”, protestou Aladilce.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.