Publicado em 26/06/2026 às 19h03.

‘Está cheio de nego maluco no mundo’, afirma Lula ao criticar Donald Trump

Presidente defende o fortalecimento da defesa nacional

Redação
Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira (26) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao comentar o cenário internacional durante agenda em Santa Catarina. Lula afirmou que o mundo vive um período de instabilidade e declarou que “está cheio de nego maluco no mundo”, atribuindo as ações do líder norte-americano sobre disputas travadas e outras ameaças.

Durante o discurso, o presidente mencionou episódios envolvendo a Groenlândia, o Canadá e o Canal do Panamá, afirmando que é necessário preparar o Brasil diante das incertezas globais. “Eu não quero guerra, mas também não quero ser pego de surpresa. Eu não quero constatar que eu não tenho nada, sabe, eu tenho de me cuidar […]. Está cheio de nego maluco no mundo. Agora mesmo, o presidente americano quer tomar a Groenlândia, o Canadá, que vai virar Estado dele. Quer tomar o Canal do Panamá. Onde é que nós estamos?”, questionou Lula.

O petista também destacou que o cenário internacional exige atenção do governo brasileiro, segundo ele, a política de defesa deve ser tratada como uma prioridade para garantir a soberania nacional e evitar vulnerabilidades em tensões geopolíticas. “Estamos vendo o mundo vivendo a maior concentração de conflitos da história depois da Segunda Guerra, e temos que lembrar que ninguém respeita quem não se respeita”, afirmou.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.