Publicado em 26/06/2026 às 22h01.

SUS inicia projeto com canetas emagrecedoras para avaliar eficiência no tratamento

Resultado do estudo poderá embasar futura incorporação das canetas à rede pública de saúde

Redação
Foto: Fernando Frazão/Ag. Brasil

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira (26) que o Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou um projeto-piloto para avaliar o uso da semaglutida, princípio ativo dos medicamentos Wegovy e Ozempic, no tratamento da obesidade. 

O tratamento inicialmente ocorrerá no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Rio Grande do Sul. Nesta etapa inicial, 250 pacientes com obesidade grave ou associada a outras doenças participarão da pesquisa, e ao longo de dois anos os participantes serão acompanhados por uma equipe especializada.

Essa iniciativa marca a primeira experiência do medicamento em um estudo conduzido pela rede pública e servirão de base para estudos técnicos futuros e caso seja comprovado benefícios clínicos e viabilidade econômica pode ser implementado no Brasil. Entre os indicadores analisados estão a perda de peso, a evolução clínica e os impactos na qualidade de vida dos pacientes.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.