Publicado em 27/06/2026 às 09h31.

Aneel mantém bandeira amarela e confirma cobrança extra na conta de luz em julho

Período de seca mantém custo adicional para consumidores de todo o país

Redação
Foto: Divulgação

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária permanecerá amarela durante o mês de julho, mantendo a cobrança adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

Com a decisão, continuará sendo aplicado o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira amarela ocorre por conta da seca, que reduz o volume de água nos reservatórios das hidrelétricas, aumentando a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo de produção mais elevado. 

“A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado”, explicou a agência.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.