Novo salário mínimo começa a valer a partir desta segunda-feira

    Reajuste de quase 7% vale para salário e benefícios de janeiro, que serão pagos no início de fevereiro

    Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    O novo salário mínimo nacional, no valor de R$ 1.412, começa a valer a partir desta segunda-feira (1º). O reajuste representa um aumento de quase 7% em comparação aos R$ 1.320 pago em 2023.

    Quem recebe o piso nacional ou benefícios vinculados a esse valor já devem receber o total reajustado no início de fevereiro. Assim, devem ter valores maiores:

    • abono salarial PIS/Pasep;
    • benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
    • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
    • seguro desemprego;
    • os valores que permitem a inscrição no Cadastro Único;
    • seguro-defeso;
    • os montantes pagos no trabalho intermitente;
    • o teto permitido para ajuizar ações;
    • contribuições mensais dos Microempreendedores Individuais (MEIs).

    O preisdente Lula (PT) assinou o decreto autorizado o reajuste no último dia 27 de dezembro. A valorização acima da inflação constava em medida provisória enviada pelo presidente Lula em maio ao Congresso, que a aprovou em agosto.