Publicado em 23/06/2026 às 16h52.

Petrobras e Pemex firmam acordo para cooperação e exploração de petróleo no Golfo do México

Parceria firma um protocolo de cooperação técnica e estratégica

Redação
Foto: Agência Petrobras

 

A Petrobras assinou, nesta terça-feira (23), um memorando de entendimento com a Petróleos Mexicanos (Pemex), estatal petrolífera do México, para viabilizar projetos conjuntos de exploração e produção na porção mexicana do Golfo do México. A parceria firma um protocolo de cooperação técnica e estratégica voltado ao compartilhamento de inteligência de mercado e engenharia na indústria de óleo e gás.

O escopo do acordo prevê que as duas petroleiras realizem estudos e avaliações conjuntas para iniciativas em duas frentes principais: a revitalização e aumento do fator de recuperação em campos maduros e a prospecção em águas profundas e ultraprofundas.

O documento foi chancelado na sede da estatal brasileira, no Rio de Janeiro, em reunião que contou com a participação da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do diretor-geral da Pemex, Juan Carlos Carpio Fragoso.

O memorando de entendimento (MOU) tem prazo de vigência inicial estabelecido em dois anos, abrindo margem legal para prorrogações futuras. Por ter caráter estritamente institucional e preparatório, o dispositivo jurídico não impõe nenhum tipo de compromisso financeiro vinculante de investimento imediato, tampouco formaliza a criação de sociedades empresariais, consórcios operacionais ou acordos de joint venture entre as companhias.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.