Publicado em 26/06/2026 às 17h40.

Ídolo do Brasil faz alerta sobre o Japão antes de duelo na Copa: ‘Jogo duro’

Ex-jogador destacou evolução dos japoneses às vésperas do confronto pelo Mundial de 2026

Rodrigo Fernandes
Foto: Divulgação / CBF

 

Ídolo histórico do Brasil e personagem marcante no futebol japonês, Zico acredita que a Seleção Brasileira terá um grande desafio pela frente na segunda fase da Copa do Mundo de 2026. Às vésperas do confronto decisivo entre as seleções, o ex-camisa 10 afirmou que a equipe asiática evoluiu nos últimos anos e está preparada para enfrentar qualquer adversário.

Em entrevista à Fifa, o Galinho de Quintino deixou claro que estará na torcida pelo Brasil, mas ressaltou que a Amarelinha não encontrará facilidade diante dos japoneses.

“Eu vou torcer para o Brasil, sou brasileiro. Agora, se ganhar o Japão, paciência. O que eu tenho certeza é que vai ser uma grande partida, porque o time do Japão joga o jogo”, afirmou.

Zico conhece de perto o crescimento do futebol japonês. Além de ter se tornado um dos maiores ídolos da modalidade no país asiático, o ex-jogador comandou a seleção do Japão na Copa do Mundo de 2006, justamente quando enfrentou o Brasil na fase de grupos.

“O Japão tem um nível mais competitivo hoje em dia. Dos 26 jogadores, 23 atuam na Europa. Eles estão preparados para qualquer desafio. É lógico que o time evoluiu taticamente, mas a questão maior para os japoneses era o emocional. Hoje eles já estão sabendo jogar com a adversidade, atrás do resultado”, destacou.

Brasil e Japão voltam a se enfrentar em uma Copa do Mundo quase 20 anos depois daquele duelo de 2006. Naquela ocasião, os japoneses saíram na frente, mas a Seleção Brasileira buscou a virada com gols de Ronaldo Fenômeno (2), Juninho Pernambucano e Gilberto para fechar a goleada por 4 a 1.

Desta vez, o confronto vale vaga nas oitavas de final do Mundial e será disputado na próxima segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos.

A Seleção Brasileira avançou como líder do Grupo C, com sete pontos, após empatar com o Marrocos e vencer Haiti e Escócia. Já o Japão terminou a primeira fase invicto, somando cinco pontos com empates diante de Holanda e Suécia, além da goleada por 4 a 0 sobre a Tunísia.

Na Bahia e em Salvador, a partida terá ponto facultativo para os servidores públicos estaduais e municipais. A medida foi confirmada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) para permitir o acompanhamento do jogo da Seleção Brasileira.

Rodrigo Fernandes
Jornalista, repórter e produtor de conteúdo. Com experiência em redação e marketing digital, faz cobertura de Esportes no bahia.ba. Antes disso, foi editor do In Magazine – Portal iG e repórter do Portal M! – Muita Informação.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.