Publicado em 10/07/2025 às 15h46.

Brasileiros invadem perfil de Donald Trump: ‘Somos soberanos’

Após invasão de brasileiros, o líder norte-americano limitou os comentários em seu perfil

Neison Cerqueira
Foto: Reprodução/Instagram @realdonaldtrump

 

Brasileiros invadiram o perfil oficial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o norte-americano anunciar uma tarifa de 50% sobre as importações do Brasil nesta quarta-feira (9). Na medida, Trump cita o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe de Estado, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas postagens de Trump, principalmente as mais recentes, há comentários como: “Ministro Alexandre de Morais, herói do Brasil. #presidentelulareeleitoem2026”; “BRASIL É SOBERANO, SE FOR CHORAR MANDA AUDIO”; “Somos SOBERANOS AQUI VOCÊ NÃO MANDA! VIVA LULA”; “Brasil é o pulmão do mundo, viva a Amazônia viva a soberania brasileira”; e “Você esqueceu da maior regra do mundo! Não mexa com Brasileiros!”.

Após as inúmeras mensagens repudiando a decisão, Donald Trump limitou os comentários no seu perfil.

Veja

Outras reações

Desde que Trump anunciou o tarifaço contra o Brasil, diversas reações foram vistas no país. A maioria de forma crítica ao presidente norte-americano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda na noite de quarta, afirmou que os brasileiros não seriam tutelados por forças estrangeiras e indicou que reagiria com base na Lei de Reciprocidade Econômica.

Os senadores baianos Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) também criticaram a medida adotada por Trump. Enquanto o petista culpou a família Bolsonaro, o social-democrata afirmou que o presidente dos Estados Unidos possui uma visão primitiva da geopolítica.

Por outro lado, o bolsonarismo reagiu apontando uma suposta culpa de Lula pela decisão de Trump. Entrevistado pelo bahia.ba, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) afirmou que o tarifaço foi “uma resposta clara a um Brasil que se afasta dos valores democráticos”.

Até o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), ignorando o impacto do tarifaço sobre a economia de seu estado, justificou a decisão de Trump. De acordo com ele, a responsabilidade pela situação é de Lula, que teria colocado “sua ideologia acima da economia”.

Nesta quarta (10), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), rebateu Tarcísio, afirmando que o posicionamento do governador paulista prejudica São Paulo. “Quem valoriza São Paulo não apoia medidas absurdas, ilegais e imorais impostas por estrangeiros”, disse.

Neison Cerqueira
Jornalista, com atuação na área de política e apaixonado por futebol. Foi coordenador de conteúdo do site Radar da Bahia, repórter do portal Primeiro Segundo e colunista em ambos os veículos. Atuou como repórter na Superintendência de Comunicação da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e, atualmente, cobre política no portal bahia.ba.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.