Bahia amplia modernização da segurança com nova unidade policial no município
Com investimento de R$ 2,5 milhões, estrutura integrada da Polícia Civil e Militar atenderá mais de 8 mil moradores; governo já entregou 29 unidades em 2025

O maior programa de modernização das forças policiais segue avançando na Bahia. Nesta terça-feira (13), o município de Aratuípe, no Recôncavo Sul, ganhou uma nova unidade integrada, que reúne a Delegacia Territorial e o Pelotão da Polícia Militar. A entrega foi realizada pelo governador em exercício, Geraldo Júnior, acompanhado do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, e de outras autoridades.
“Esse é o nosso compromisso. O governador Jerônimo Rodrigues está agora na China para trazer mais investimentos para a Bahia, e eu, aqui em Aratuípe, fazendo uma entrega que representa o fortalecimento de um modelo de gestão da segurança pública — com mais humanização, inclusão social, inteligência e, acima de tudo, com o objetivo de afastar a criminalidade e a impunidade. Esse é o resultado das ações transversais entre os governos federal, estadual e municipal“, ressaltou o governador em exercício, Geraldo Júnior.
O espaço do 14° Batalhão da PM tem um design mais moderno, padronizado com as novas cores da corporação, e vem equipado com salas para o comando e subcomando, vestiários, auditório, salas de monitoramento e outras estruturas. “Essa unidade visa, mais do que tudo, proporcionar melhor segurança, mais conforto e mais dignidade ao nosso policial e à população local”, enfatizou o comandante-geral da PM, coronel Magalhães.
A Delegacia Territorial, por sua vez, possui salas de atendimento, salas para o delegado titular e para os investigadores, além da seção de inteligência, espaço para reconhecimento de suspeitos e área de custódia.
Para o funcionário público José Carlos Jesus, de 25 anos, a sensação de segurança fica mais evidente com uma estrutura como essa. “É maravilhoso ter duas unidades aqui na nossa cidade. Na verdade, traz uma esperança de desenvolvimento”, disse.
As estruturas, que receberam um investimento de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado, vão atender mais de oito mil cidadãos do município. A SSP tem investido firmemente em novas estruturas, tecnologia e equipamentos para delegacias e pelotões, como forma de combater a criminalidade e melhorar a sensação de segurança da população.
“Já são 29 unidades entregues em 2025 e mais de 160 inauguradas em pouco mais de dois anos. Continuaremos avançando na melhoria das condições de trabalho para os nossos profissionais e no fortalecimento da segurança pública, por meio dos conceitos de integração, inteligência, investimento e inclusão”, declarou o secretário Marcelo Werner.
Além de Aratuípe, novas estruturas já foram entregues este ano nos municípios de Salvador, Baixa Grande, Brejões, Camaçari, Caturama, Encruzilhada, Jequié, Jussari, Nazaré, Presidente Tancredo Neves, Santa Brígida, Valença e Wagner.
Mais notícias
-
Prado14h19 de 09/06/2026
Justiça determina afastamento de gestora de abrigo para idosos no sul da Bahia
Secretário municipal de Assistência Social assume o cargo
-
Camaçari13h53 de 09/06/2026
Chegada de nova fábrica consolida Camaçari como polo da indústria de energia limpa
Presidente da Windey Energy Brasil prevê investimento de R$ 100 milhões na unidade
-
Itabuna13h36 de 09/06/2026
Prefeitura realiza mutirão de saúde a partir desta terça-feira (9)
A expectativa é que sejam realizados cerca de 4 mil atendimentos durante o evento
-
Euclides da Cunha11h38 de 09/06/2026
Ex-prefeito rebate acusações feitas por deputado estadual em evento político
"Atacado covardemente através de um discurso de ódio e de rancor", declarou o político nas redes sociais
-
Euclides da Cunha10h27 de 09/06/2026
Deputado estadual dispara críticas contra ex-prefeito do sertão baiano
"Gastando milhões para tentar ser deputado, para ter mais dificuldade de prenderem ele", declarou durante um evento
-
Municípios08h39 de 09/06/2026
Operação do MP-BA apura atuação de grupo criminoso em presídio de cidade baiana
Investigação busca identificar envolvidos em esquema de transporte e distribuição de drogas dentro de unidade prisional de Brumado
-
Feira de Santana14h45 de 08/06/2026
Vereador pede mais fiscalização para coibir o uso de animais em carroças
Foi solicitada a criação de um programa de transição para carroceiros
-
Vitória da Conquista14h32 de 08/06/2026
Polícia apreende arma calibre .32 no sudoeste da Bahia
Item foi descartado em um veículo na região
-
Vitória da Conquista11h46 de 08/06/2026
Polícia apreende revólver com numeração suprimida em zona rural baiana
Um homem foi preso na abordagem
-
Vitória da Conquista10h59 de 08/06/2026
Homem é preso por tráfico de drogas em grande cidade do sudoeste baiano
Equipe encontrou onze porções de drogas no local










