Bahia amplia modernização da segurança com nova unidade policial no município
Com investimento de R$ 2,5 milhões, estrutura integrada da Polícia Civil e Militar atenderá mais de 8 mil moradores; governo já entregou 29 unidades em 2025

O maior programa de modernização das forças policiais segue avançando na Bahia. Nesta terça-feira (13), o município de Aratuípe, no Recôncavo Sul, ganhou uma nova unidade integrada, que reúne a Delegacia Territorial e o Pelotão da Polícia Militar. A entrega foi realizada pelo governador em exercício, Geraldo Júnior, acompanhado do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, e de outras autoridades.
“Esse é o nosso compromisso. O governador Jerônimo Rodrigues está agora na China para trazer mais investimentos para a Bahia, e eu, aqui em Aratuípe, fazendo uma entrega que representa o fortalecimento de um modelo de gestão da segurança pública — com mais humanização, inclusão social, inteligência e, acima de tudo, com o objetivo de afastar a criminalidade e a impunidade. Esse é o resultado das ações transversais entre os governos federal, estadual e municipal“, ressaltou o governador em exercício, Geraldo Júnior.
O espaço do 14° Batalhão da PM tem um design mais moderno, padronizado com as novas cores da corporação, e vem equipado com salas para o comando e subcomando, vestiários, auditório, salas de monitoramento e outras estruturas. “Essa unidade visa, mais do que tudo, proporcionar melhor segurança, mais conforto e mais dignidade ao nosso policial e à população local”, enfatizou o comandante-geral da PM, coronel Magalhães.
A Delegacia Territorial, por sua vez, possui salas de atendimento, salas para o delegado titular e para os investigadores, além da seção de inteligência, espaço para reconhecimento de suspeitos e área de custódia.
Para o funcionário público José Carlos Jesus, de 25 anos, a sensação de segurança fica mais evidente com uma estrutura como essa. “É maravilhoso ter duas unidades aqui na nossa cidade. Na verdade, traz uma esperança de desenvolvimento”, disse.
As estruturas, que receberam um investimento de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado, vão atender mais de oito mil cidadãos do município. A SSP tem investido firmemente em novas estruturas, tecnologia e equipamentos para delegacias e pelotões, como forma de combater a criminalidade e melhorar a sensação de segurança da população.
“Já são 29 unidades entregues em 2025 e mais de 160 inauguradas em pouco mais de dois anos. Continuaremos avançando na melhoria das condições de trabalho para os nossos profissionais e no fortalecimento da segurança pública, por meio dos conceitos de integração, inteligência, investimento e inclusão”, declarou o secretário Marcelo Werner.
Além de Aratuípe, novas estruturas já foram entregues este ano nos municípios de Salvador, Baixa Grande, Brejões, Camaçari, Caturama, Encruzilhada, Jequié, Jussari, Nazaré, Presidente Tancredo Neves, Santa Brígida, Valença e Wagner.
Mais notícias
-
Cruz das Almas23h03 de 22/06/2026
Comunicação ajuda a transformar São João de Cruz em vitrine nacional
Ao Bahia.ba, secretária destaca estratégia que leva a energia da festa para além da cidade
-
Vitória da Conquista14h48 de 19/06/2026
Vereador diz que vai acionar judicialmente colega de casa após afirmações sobre corrupção
O embate entre os parlamentares ocorreu na sessão ordinária da Câmara Municipal desta sexta-feira (19)
-
Mutuípe14h13 de 19/06/2026
Suspeito de furto qualificado é preso no interior da Bahia
Suspeito foi identificado pelos oficiais em Santo Antônio de Jesus
-
Cairu13h48 de 19/06/2026
Cidade recebe curso de preparação para temporada de observação de baleias-jubarte
Durante a capacitação, marinheiros receberam informações qualificadas sobre as normas para o avistamento das baleias
-
Brumado13h27 de 19/06/2026
Vereador pede investigação sobre preços dos combustíveis no sudoeste da Bahia
Também foi pedidaa realização de diligências em conjunto com órgãos como o Procon e Agência Nacional do Petróleo (ANP)
-
Vitória da Conquista12h50 de 19/06/2026
Vereador relata dificuldades no contato com secretarias: ‘mau atendimento’
Líder do governo na Câmara Municipal afirmou que os vereadores relatam ter dificuldades no atendimento por parte de alguns nomes da administração municipal
-
Juazeiro12h09 de 19/06/2026
Cidade recebe R$ 39 milhões em investimentos para expandir a internet em áreas rurais
Entre as principais ações estão o anúncio da implantação de 23 estações de telefonia móvel para localidades rurais
-
Maraú11h34 de 19/06/2026
Operação cumpre mandatos contra organização criminosa no sul da Bahia
Ao todo, estão sendo cumpridos 29 mandados judiciais
-
Castro Alves11h13 de 19/06/2026
Comunidade quilombola no Recôncavo Baiano ganha nova escola de educação básica
Obra teve investimento total de R$ 2,3 milhões
-
Seabra10h57 de 19/06/2026
Governo inaugura Núcleo Especial de Atendimento à Mulher no interior da Bahia
Estrutura foi entregue nesta sexta-feira (19), pelo subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira










