Eleições: Quem faltou ao 1º turno na Bahia poderá votar no 2º turno

    Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia a ausência na primeira votação não impede a participação na segunda

    Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

    Eleitores da Bahia que não compareceram às urnas no primeiro turno das Eleições Gerais de 2026 poderão votar normalmente no segundo turno, marcado para 25 de outubro. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a ausência na primeira votação não impede a participação na segunda, desde que o título eleitoral esteja regular.

    A regra considera cada turno como uma eleição independente. Assim, o eleitor que faltou à votação de 4 de outubro não precisa justificar previamente a ausência para poder votar na disputa presidencial do dia 25.

    Número de abstenções

    Na Bahia, 2.246.970 eleitores não foram às urnas no primeiro turno, o equivalente a 19,97% dos mais de 11,3 milhões de eleitores aptos no estado. Na ocasião, foram definidos os cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

    No segundo turno, os eleitores baianos voltarão às urnas apenas para escolher o presidente da República.

    O pleito será realizado em todo o país em 25 de outubro. O local de votação pode ser consultado pela internet no portal das Eleições 2026 do TRE-BA.

    Justificativa deve ser feita para cada turno

    A ausência precisa ser justificada separadamente em cada turno em que o eleitor deixar de votar. Quem não compareceu em 4 de outubro e também não votar em 25 de outubro, portanto, terá de apresentar duas justificativas.

    O TRE-BA ressalta que a falta de justificativa referente ao primeiro turno não impede o eleitor de votar no segundo.

    A justificativa pode ser apresentada pelo aplicativo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral (Título Net) ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral. É necessário apresentar documentação que comprove o motivo da ausência.

    Para quem não votou no primeiro turno, realizado em 4 de outubro, o prazo para justificar termina em 3 de dezembro de 2026.

    Já quem não comparecer às urnas no segundo turno, em 25 de outubro, terá até 8 de janeiro de 2027 para apresentar a justificativa.