Em carta aberta, Juscelino Filho pede demissão do Ministério das Comunicações
“Hoje tomei uma das decisões mais difíceis da minha trajetória pública", escreveu o agora ex-ministro

Em carta aberta divulgada na noite desta terça-feira (8), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), formalizou seu pedido demissão do cargo. Juscelino foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto desvio de emendas parlamentares.
Mais cedo, essa possibilidade já havia sido levantada. Juscelino almoçou com integrantes do governo Lula antes de tomar a decisão.
“Hoje tomei uma das decisões mais difíceis da minha trajetória pública. Solicitei ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva meu desligamento do cargo de ministro das Comunicações. Não o fiz por falta de compromisso, muito pelo contrário. Saio por acreditar que, neste momento, o mais importante é proteger o projeto de país que ajudamos a construir e em que sigo acreditando”, iniciou a carta.
Segundo Juscelino, sua demissão “é um gesto de respeito ao governo e ao povo brasileiro” e que deixou o cargo porque precisa se “dedicar à minha defesa com serenidade e firmeza”.
“Preciso me dedicar à minha defesa, com serenidade e firmeza, porque sei que a verdade há de prevalecer. As acusações que me atingem são infundadas, e confio plenamente nas instituições do nosso país, especialmente no Supremo Tribunal Federal, para que isso fique claro. A justiça virá!”, seguiu.
O político retornará a seu mandato de deputado federal pelo Maranhão, do qual estava licenciado desde 2023, quando assumiu o ministério no governo Lula. Confira a carta na íntegra:
“Carta aberta
Hoje tomei uma das decisões mais difíceis da minha trajetória pública. Solicitei ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva meu desligamento do cargo de ministro das Comunicações. Não o fiz por falta de compromisso, muito pelo contrário. Saio por acreditar que, neste momento, o mais importante é proteger o projeto de país que ajudamos a construir e em que sigo acreditando.
Nos últimos dois anos e quatro meses, vivi a missão mais desafiadora — e, ao mesmo tempo, mais bonita — da minha vida pública: ajudar a conectar os brasileiros e unir o Brasil. Trabalhar por um país onde a inclusão digital não seja privilégio, mas direito. Levar internet onde antes só havia isolamento. Criar oportunidades onde só havia ausência do Estado.
Tive o apoio incondicional do presidente Lula. Um líder a quem admiro profundamente e que sempre me garantiu liberdade e respaldo para trabalhar com autonomia e coragem. Nunca tive apego ao cargo, mas sempre tive paixão pela possibilidade de transformar a vida das pessoas — especialmente das que mais precisam.
A decisão de sair agora também é um gesto de respeito ao governo e ao povo brasileiro. Preciso me dedicar à minha defesa, com serenidade e firmeza, porque sei que a verdade há de prevalecer. As acusações que me atingem são infundadas, e confio plenamente nas instituições do nosso país, especialmente no Supremo Tribunal Federal, para que isso fique claro. A justiça virá!
Retomarei meu mandato de deputado federal pelo Maranhão, de onde seguirei lutando pelo Brasil. Com o mesmo compromisso, a mesma energia e ainda mais fé.
Saio do Ministério com a cabeça erguida e o sentimento de dever cumprido. O Brasil está em outro patamar. Estamos levando banda larga a 138 mil escolas, destravamos o Fust – que estava parado há mais de duas décadas – para investimento de mais de R$ 3 bilhões em projetos de inclusão digital, entregamos mais de 56 mil computadores em comunidades carentes, estamos conectando a Amazônia com 12 mil km de fibra óptica submersa e deixamos pronta a TV 3.0, que vai revolucionar a televisão aberta no país.
É esse legado que deixo. E é com ele que sigo, de pé, lutando por justiça, pela democracia e pelo povo brasileiro.
Meu agradecimento a toda a minha equipe, ao presidente Lula, mais uma vez, ao meu partido União Brasil e, em especial, ao povo do Maranhão que me escolheu para ser seu representante na vida pública. Me orgulha muito ser maranhense e poder ter contribuído com meu Estado e meu País.
Juscelino Filho”
Mais notícias
-
Política20h41 de 25/06/2026
Sandro Régis critica ‘entrega eleitoreira’ da Estação Calçada do VLT
Deputado contesta que estação apesar de inaugurada não funciona para a população
-
Política19h30 de 25/06/2026
Boulos sai em defesa de Erika Hilton após críticas ao PSOL
O ministro também minimizou o desgaste interno no partido
-
Política19h08 de 25/06/2026
ALBA hasteia bandeira em Cachoeira e reforça integração dos Poderes
Cerimônia marca transferência simbólica da capital
-
Política19h00 de 25/06/2026
Lula detalha envio de equipe e insumos para socorro na Venezuela
O presidente informou ainda que será enviado um segundo voo com materiais para montagem de um hospital
-
Política18h33 de 25/06/2026
AGU defende extradição de Carla Zambelli na Itália e pede retorno ao Brasil
O documento foi encaminhado à Corte de Cassação
-
Política18h12 de 25/06/2026
Flávio Bolsonaro recua, reforça convite a Michelle e tenta conter crise no PL
Apesar do pedido de desculpas público, Michelle não confirma presença no evento
-
Política18h00 de 25/06/2026
Rui Costa destaca que Bahia é referência nacional em investimentos na saúde
A declaração foi feita durante a entrega de 42 leitos requalificados na Ala Francisco Ferreira
-
Política17h29 de 25/06/2026
Teresa Leitão assume liderança e promete priorizar fim da escala 6×1 no Senado
Nova líder do governo na Casa diz quais prioridades do Senado
-
Política17h26 de 25/06/2026
Secretário do PT critica Flávio Bolsonaro e fala em imagem ‘fabricada’
A declaração aconteceu nesta quinta-feira (25)
-
Política16h59 de 25/06/2026
Após deixar posto, Wagner deseja ‘sucesso e um excelente trabalho’ a Teresa Leitão
Troca no comando da bancada governista ocorre após o senador anunciar a licença do posto










