Publicado em 25/06/2026 às 10h10.

Lula se manifesta sobre vitória da direita na Colômbia e prega união entre os países

Abelardo de la Espriella derrotou Iván Cepeda no segundo turno

Pevê Araújo
Foto:
Ricardo Stuckert

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou o resultado das eleições na Colômbia. Os resultados indicaram a vitória do candidato de direita Aberlardo de la Espriella.

Pelas redes sociais, o petista destacou que a relação entre os países ultrapassa a ideologia. Em seguida, Lula parabenizou o povo colombiano pela festa da democracia.

“Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo”, escreveu Lula.

“A amizade entre o Brasil e a Colômbia, que transcende ideologias, é fundamental para a superação de desafios comuns como a preservação da Amazônia, o enfrentamento da pobreza e o combate ao crime organizado. Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos”, completou o presidente brasileiro.

Espriella foi eleito no último domingo (21), com 49,66% dos votos contra 48,70% do adversário, Iván Cepeda, registrando uma diferença de apenas 250 mil votos. Cepeda foi apoiado pelo atual presidente Gustavo Petro.

Abelardo de la Espriella, de 47 anos, recebeu apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em candidatura que ganhou notoriedade pelas propostas para a segurança pública da Colômbia.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.