Publicado em 26/06/2026 às 19h59.

Secretário do PT critica Flávio após carta de secretário dos EUA sobre tarifa ao Brasil

Segundo o dirigente petista, documento evidencia uma postura de subordinação do senador ao governo norte-americano

Redação

 

O secretário nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares, criticou nesta sexta-feira (26) a atuação do senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) após a divulgação de uma carta do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em resposta ao parlamentar brasileiro. Segundo o dirigente petista, o conteúdo do documento evidencia, em sua avaliação, uma postura de subordinação do senador ao governo norte-americano.

Em publicação nas redes sociais, Éden afirmou que um dos pontos que mais chamou sua atenção foi a referência feita por Rubio à possibilidade de participação do governo dos Estados Unidos em uma eventual equipe de transição, caso Flávio fosse eleito presidente.

“Uma coisa que me chamou a atenção, deve ter chamado a atenção de todos, é o nível de traição de Flávio para com o seu país, o nosso país, porque Rubio agradece e descarta o que ele, Flávio, ofereceu, que seria a participação do governo dos Estados Unidos, ou seja, o governo estrangeiro, na suposta equipe de transição, caso ele ganhasse as eleições, coisa que não ocorrerá”, destacou.

O dirigente do PT afirmou que a menção feita na carta levanta questionamentos sobre a autonomia de uma eventual gestão comandada por Flávio Bolsonaro. “Ou seja, ele vai delegar isso ao governo estrangeiro. Na verdade, o candidato não é ele. Ele não será responsável pela educação, pela saúde, pela segurança, por enfrentar nenhum dos problemas que a sociedade brasileira espera. Ele vai delegar isso à sua liderança da extrema direita no mundo, que é Donald Trump”.

Ao concluir a manifestação, Éden classificou a postura atribuída ao senador como prejudicial aos interesses do país. “Uma vergonha, uma vergonha para o país, uma vergonha para as eleições, uma vergonha até mesmo pra direita brasileira esse nível de entreguismo do senhor Flávio Bolsonaro. Só a lamentar. Mas o Brasil é maior do que isso. O Brasil é dos brasileiros. E assim seguirá”, concluiu o secretário nacional do PT.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.