20ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema é aberta com apoio da Prefeitura
A programação segue até a próxima quarta-feira (9)

Foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (2), no Cine Glauber Rocha, no Centro de Salvador, a 20ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, um dos mais importantes festivais ligados ao segmento do Norte e Nordeste. A programação do primeiro dia contou com o show da Orkestra Rumpilezz e exibição de filmes, marcando o início da celebração ao audiovisual nacional e internacional que vai até a próxima quarta (9).
Com mais de 120 filmes entre curtas e longas-metragens programados, o festival é viabilizado com recursos do edital Gregórios – Ano IV, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), reafirmando o compromisso da Prefeitura de Salvador com o fortalecimento da economia criativa e do setor audiovisual.
Presente na abertura, a vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, comentou sobre o papel estratégico do festival e da política pública para o setor. “É uma honra estar aqui celebrando um evento tão longevo e relevante. Salvador foi e continuará sendo um farol para o Brasil no campo da cultura. Já estamos fazendo, com políticas públicas em ação, e queremos seguir próximos, fortalecendo não só os editais, mas também estratégias para apoiar distribuidores, salas independentes e toda a cadeia do cinema nacional”, afirmou.
Ana Paula também anunciou a intenção de incorporar a Diretoria de Economia Criativa à estrutura da Secult, como forma de ampliar o suporte institucional às diversas linguagens artísticas, com ênfase no audiovisual.
“Estou comprometida a estar mais próxima do setor, para podermos pensar juntos não apenas nos editais, mas em outras estratégias para fortalecer os distribuidores, as salas independentes, os profissionais de pequeno e médio porte e a produção do cinema nacional”, concluiu.
O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, comentou que a Prefeitura de Salvador não só apoia financeiramente o evento, mas também participa de forma mais profunda, com sugestões, presença nos debates e articulação de políticas culturais, especialmente para o setor audiovisual.
“Estamos aqui como apoiadores desse que talvez seja o mais importante encontro de cinema e audiovisual da região, quiçá do país. É o segundo ano consecutivo em que participamos diretamente, patrocinando filmes selecionados e colocando em debate a política cultural que está sendo construída com o setor”, destacou.
“Hoje, a Prefeitura já tem uma política cultural, uma política para o audiovisual, que já está em plena ação. Esse momento também é uma oportunidade para colocar essa política em discussão, apresentá-la à sociedade, ouvir opiniões e promover o debate. É muito bom estarmos aqui enquanto gestão municipal participando de um círculo ao qual pertencemos”, completou Guerreiro.
O produtor executivo e idealizador do festival, Cláudio Marques, agradeceu o apoio institucional e relembrou o percurso da iniciativa ao longo das duas décadas. “O primeiro Panorama praticamente não teve dinheiro nenhum, foi feito com escambo, troca e ajuda. Hoje conseguimos reunir gente do país inteiro, do Paraná ao Amazonas, de Alagoas ao Tocantins, e seguimos sendo o único festival nesse formato”, declarou.
Além das exibições, o Panorama contará com debates, homenagens e encontros com representantes do setor, como os diretores da Agência Nacional do Cinema (Ancine) Paulo Zílio e Paulo Caffarato, previstos para os próximos dias.
Mais notícias
-
Salvador18h39 de 23/06/2026
Homem é preso em Mussurunga ao instalar câmera de monitoramento para o tráfico de drogas
Guarnição realizava patrulhamento na localidade quando visualizou o indivíduo fixando os dispositivos em um poste de iluminação
-
Salvador18h13 de 23/06/2026
Demolição da antiga Cruz Vermelha dá início às obras da nova estação de metrô
Terreno desocupado abrigará um terminal subterrâneo moderno que faz parte do plano plurianual de expansão da malha metroviária
-
Salvador16h03 de 23/06/2026
Greve nacional dos garis chega ao fim e coleta de lixo é retomada em Salvador
Término do movimento foi confirmado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública da Bahia
-
Salvador11h40 de 23/06/2026
Motorista perde controle e carro cai de viaduto na Tancredo Neves, em Salvador
As circunstâncias do acidente serão investigadas
-
Salvador19h00 de 22/06/2026
Fogo destrói casarão abandonado nos Barris e assusta moradores
As causas do incêndio ainda são desconhecidas
-
Salvador09h31 de 22/06/2026
Colisão entre moto e ônibus deixa mototaxista morto e passageira ferida na Pituba
Impacto entre os veículos aconteceu pouco antes das 6h
-
Salvador20h33 de 21/06/2026
Homem é preso por ato obsceno em casa de estudantes em Salvador
A ocorrência foi confirmada pela Polícia Civil e pela Guarda Civil Municipal (GCM)
-
Salvador15h30 de 21/06/2026
Inema aplica multas milionárias a empresas por contaminação na praia de São Tomé de Paripe
Desastre ambiental começou a se tornar visível no mês de fevereiro
-
Salvador14h46 de 21/06/2026
Sistema Ferry-Boat registra filas intensas de até quatro horas em Salvador neste domingo
Tempo estimado de espera para o embarque de veículos no Terminal de São Joaquim, na capital baiana, já ultrapassa a marca de quatro horas
-
Salvador13h59 de 21/06/2026
Trabalhadores da limpeza urbana decretam greve nacional nesta segunda
Na capital baiana, as coletas serão antecipadas









