Maio Laranja: Prefeitura promove capacitação para jovens sobre abuso infantojuvenil
No Brasil, foram registrados quase 46 mil casos de estupro de vulnerável no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022

Como parte das ações pelo Maio Laranja, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) formou 250 jovens do Programa Jovem Aprendiz do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) sobre o abuso e a violação sexual infantojuvenil. A formação teve como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância do tema e orientá-los em relação à rede de apoio com a qual eles podem contar em situações de abuso.
O evento ocorreu na tarde de segunda-feira (22), no auditório do Centro Universitário Estácio da Bahia, no Stiep, e contou com a participação da titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo; da coordenadora de Infância e Juventude, Dinsjane Pereira; e da gerente de aprendizagem e conteúdos do Ciee, Elaine Bancala, entre outros representantes, mediadores e instrutores.
Fernanda Lordêlo destacou, durante a apresentação, que o país registrou quase 46 mil casos de estupro de vulnerável no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022. Desse total, 61,3% das ocorrências foram cometidas contra meninas menores de 13 anos e a maioria deles foi praticada por pessoas conhecidas. Ela lembrou que, apesar de delicado, esse é um tema que precisa ser discutido e orientou também os jovens sobre os órgãos de controle e prevenção aos quais eles podem recorrer em situações como essas.
“É importante que os jovens estejam atentos a essa demanda, porque muitos deles podem visualizar ou saber de abusos, e não saber como proceder. Toda a sociedade precisa estar mobilizada. Nós vimos, recentemente, exemplos de abuso sexual pela internet, com a utilização das redes sociais. Então, o esclarecimento a respeito desses elementos faz com que eles consigam se proteger e proteger amigos e familiares”, afirmou a titular da SPMJ.
Para a gerente de aprendizagem e conteúdos, Elaine Bancala, a formação é uma maneira eficaz de combater o abuso e a violação sexual. “Por mais que seja um assunto que nos causa desconforto e muitas vezes até seja doloroso, precisamos falar sobre ele. Ela é a única maneira que a gente tem de prevenir e de alertar a todos sobre o quanto isso é importante e o quanto o perigo pode estar dentro da nossa família, da nossa casa e do seio familiar”, opinou.
Parceria – A assistente social do Ciee, Elisângela Raimundo, conta que são muitos os casos em que os jovens relatam terem vivido um abuso sexual, muitas vezes em uma situação passada. “Quando a gente identifica essas demandas sociais que comprometem em algum momento o desenvolvimento e a aprendizagem, a gente faz esse atendimento e os encaminhamentos necessários para a nossa rede socioassistencial”, diz.
O Ciee atua em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), para encaminhamentos de casos em que os jovens precisam de um acompanhamento social e psicológico. “Os jovens que passam pelo Jovem Aprendiz passam por uma transformação, que envolve não apenas eles, mas todo o contexto familiar, pois eles entram numa situação de vulnerabilidade e saem com um novo olhar para todo o contexto de vida”, acrescenta.
Conscientização – O jovem aprendiz Ricardo Henrique Silva, de 22 anos, vê o evento como uma ferramenta importante de conscientização. “Acredito que todas as pessoas, principalmente menores de idade, têm que ter uma certa consciência sobre isso, até para o conhecimento de eventos passados. Há muitos casos em que a pessoa só descobriu que foi vítima de abuso depois de ter passado por eventos como esse, então acho que é muito importante para o nosso conhecimento e prevenção”, conta.
Jovem aprendiz há oito meses, Vivian Sousa, 22 anos, define a formação como um evento que expande o conhecimento e amplia a visão sobre o assunto. “É muito bom poder ter acesso a essas informações, porque na maioria das vezes a gente não tem orientações tão direcionadas sobre o Maio Laranja. Além de um informativo, funciona como um alerta, pois nunca sabemos onde o abusador pode estar”, lembra.
Mais notícias
-
Salvador22h05 de 25/06/2026
Prédio abandonado dos Correios é vendido por R$ 97,7 milhões
Imóvel desativado desde 2018 é arrematado pela Moura Dubeux após 21 tentativas de leilão
-
Salvador19h54 de 25/06/2026
Casa do Benin deve ser reaberta durante a Flipelô após obras estruturais
Intervenções são executadas pela Fundação Gregório de Mattos e pela Seman
-
Salvador19h16 de 25/06/2026
Prefeitura abre consulta pública sobre concessão do Parque dos Ventos
Processo ficará aberto até 24 de julho e permitirá que cidadãos, entidades e organizações da sociedade civil enviem sugestões
-
Salvador14h19 de 25/06/2026
Prefeitura inicia plantio de mais de 1 mil mudas de árvores na Avenida ACM
A iniciativa contempla espécies como ipês, sibipirunas e outras árvores nativas da Mata Atlântica
-
Salvador10h38 de 25/06/2026
Retorno do São João: fila no ferry-boat passa de 3 horas em Bom Despacho
Segundo a Internacional Travessias Salvador (ITS), quatro embarcações operam nesta manhã
-
Salvador06h57 de 25/06/2026
Polícia intensifica ações de combate a furtos e roubos no Pelourinho
Uso de tecnologia para rastreamento de aparelhos e identificação de suspeitos integra as ações da Operação Contra-Ataque
-
Salvador20h48 de 24/06/2026
Salvador entra na contagem regressiva para a Copa do Mundo Feminina de 2027
Arena Fonte Nova será o palco principal do evento na Bahia, com a previsão de sediar pelo menos cinco partidas
-
Salvador16h18 de 24/06/2026
Limpurb mobiliza 34 equipes e intensifica mutirão de limpeza após fim da greve em Salvador
Foco do mutirão está concentrado nas regiões que sediaram os circuitos e eventos oficiais dos festejos de São Joã
-
Salvador09h40 de 24/06/2026
Brasil x Escócia terá telões e shows gratuitos em quatro bairros de Salvador
A iniciativa busca reunir o público em espaços de convivência e lazer durante a partida da seleção brasileira
-
Salvador08h00 de 24/06/2026
Profissionais do Samu são afastados após morte de segurança em Salvador
A medida foi anunciada nesta terça-feira (23) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS)










