Publicado em 18/05/2026 às 10h06.

Bruno Reis pede que rodoviários aguardem escala 5×2 para repensar greve

"Talvez seja o pior momento do transporte público, crítico, por conta da situação da guerra do Irã", disse o prefeito de Salvador

Lívia Patrícia / Daniel Serrano
(Fotos: Leitor e Daniel Serrano/bahia.ba)

 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) afirmou nesta segunda-feira (18) que esse talvez seja um dos piores momentos para as empresas de transporte público e pediu para que os rodoviários esperem a possível aprovação da escala 5×2 para que possam avaliar as reivindicações que mobilizaram a greve aprovada neste mês.

Na última quinta-feira (14), os rodoviários de Salvador votaram pela decretação de greve na cidade impactando – informação reiterada ao bahia.ba pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, o vereador Hélio Ferreira (PCdoB). Os trabalhadores pedem outras melhorias para a categoria, como aumento diferenciado no ticket a mudança das cartas horárias e a redução das jornadas excessivas.

Em entrevista a jornalistas durante o evento de lançamento da Lei do Programa Vida Nova e da apresentação Índice de Vulnerabilidade Social, o prefeito da capital baiana voltou a afirmar que espera que um acordo entre as empresas e os profissionais seja firmado antes da sexta-feira (22), data prevista para a paralisação.

Bruno Reis contou que entrou em contato com o presidente do sindicato pela manhã e confirmou a publicação do edital de greve.

“Agora cabe ao sindicato patronal entrar com o dissídio coletivo. Deve entrar hoje ou mais tarde, amanhã. Aí o Tribunal Regional do Trabalho chama para tentar me mediar um acordo, acordo este que não ocorreu sexta-feira (15), na Delegacia Regional do Trabalho, e que a gente possa espera que possa ocorrer, faz um apelo para que ele ocorra até quinta-feira (21)”, declarou o prefeito.

O político argumentou em prol das empresas, afirmando que “talvez seja o pior momento do transporte público, crítico, por conta da situação da guerra do Irã”

Segundo ele, devido ao aumento no preço do diesel está gerando um desequilíbrio para as contas ” Para vocês terem ideia, eles já estão reivindicando é R$ 6 milhões por mês de desequilíbrio do subsídio. […] É mais do que o valor mensal que a prefeitura paga, em média de R$ 5 milhões do subsídio”, declarou Bruno Reis. “Então, só esse aumento do diesel, praticamente está dobrando a conta da prefeitura. Eles apresentaram os balanços que em julho não tem mais saldo financeiro para honrar os compromissos.”

Além disso, o prefeito de Salvador defendeu que os trabalhadores deveriam esperar a aprovação da escala 5×2, que deve ser votada no fim deste mês. Bruno Reis declarou que “fatalmente, a previsão é a Câmara aprovar, no dia 27, o relatório” e que as empresas já terão que se readequar às cargas horárias e fazer mais contratações, agravando a situação dos empresários.

“O que eu peço aos trabalhadores é que esperem a aprovação da escala 5×2, que talvez resolva boa parte dos problemas existentes de hora extra, trabalho aos finais de semana e, com isso, possa chegar a um entendimento onde todos saiam em condições melhores do que as atuais”, concluiu.

Lívia Patrícia
Sou soteropolitana e apaixonada por arte e cultura. Bacharela Interdisciplinar em Artes e Jornalista pela UFBA, tenho passagem pela Agência Diadorim, BP Money, g1 Bahia. Também participei da segunda turma do Focas Estadão (Curso Estadão de Jornalismo) de Saúde. Cubro Municípios no bahia.ba

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.

Mood Club