Publicado em 25/06/2026 às 14h19.

Prefeitura inicia plantio de mais de 1 mil mudas de árvores na Avenida ACM

A iniciativa contempla espécies como ipês, sibipirunas e outras árvores nativas da Mata Atlântica

Redação
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

 

A Prefeitura de Salvador deu início, nesta quinta-feira (25), ao plantio de 30 mudas de árvores na Avenida ACM, no trecho do BRT entre as estações Hiper e Vale das Pedrinhas. A ação integra um projeto que prevê o plantio de 1,1 mil mudas na região até julho, ampliando a cobertura vegetal da área e contribuindo para a redução das ilhas de calor, melhoria da qualidade do ar e valorização paisagística.

Coordenada pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), a iniciativa contempla espécies como ipês, sibipirunas e outras árvores nativas da Mata Atlântica, escolhidas por sua adaptação às condições ambientais da capital baiana e por sua importância para a preservação da biodiversidade.

O secretário da Secis, Ivan Euler, destacou que as ações de arborização ganharam força durante o programa Ambientaliza Salvador, realizado entre 25 de maio e 19 de junho, mas fazem parte de um esforço contínuo da gestão municipal.

“Foram 25 dias de entregas na cidade, mas os plantios vêm sendo intensificados, sobretudo nos últimos dois anos. Mesmo quando há casos de vandalismo, retornamos ao local para replantar as árvores, fazendo uma Salvador mais verde e resiliente”, disse Ivan.

Presente na atividade, o chefe da Casa Civil, Luiz Carreira, ressaltou os resultados já perceptíveis do programa de arborização ao longo da avenida.

“Essa ação é muito comum na Prefeitura, em que todas as áreas verdes são debatidas com muito cuidado. É possível perceber, por exemplo, algumas árvores plantadas por nós um tempo atrás que já estão com quatro ou cinco metros de altura. Todos esses investimentos são feitos para melhorias na cidade, para o cuidado com a área ambiental”, reforçou o chefe da Casa Civil.

O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, afirmou que a iniciativa complementa os investimentos em sustentabilidade vinculados ao sistema BRT.

“Hoje é o início de um plantio de mais de 1 mil mudas em todo esse trecho muito importante para Salvador. A Semob já atua nesse processo de sustentabilidade. O próprio BRT já tem o conceito de realizar ações com painéis solares, visto a chegada de ônibus elétricos, o maior eletroterminal de recarga do país”, destacou Pablo Souza.

Também presente no plantio, o secretário da Sedur, Sosthenes Macêdo, enfatizou que o crescimento urbano da cidade tem sido acompanhado por ações voltadas à preservação ambiental.

“Salvador vem evoluindo e se desenvolvendo, mas sempre de forma sustentável. Esse momento é um marco, porque demonstra o caminho que deve ser percorrido e o que já foi feito de positivo. São mais de 130 mil árvores plantadas pela Prefeitura. O que tiver ao nosso alcance será feito em prol do futuro dessa cidade”, comentou Sosthenes.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.