Estudantes da UFBA podem ser ressarcidos após caso de intoxicação alimentar; entenda
Estudantes que tiveram gastos com a intoxicação alimentar podem ser ressarcidos pela universidade

O DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFBA (Universidade Federal da Bahia) afirmou, em nota publicada nesta sexta-feira (8), que estudantes de Vitória da Conquista podem ser ressarcidos após um episódio coletivo de intoxicação alimentar. Diversos alunos relataram ter passado mal depois de comerem no Restaurante Universitário (RU). As pessoas relataram sintomas como dor de barriga, vômitos e diarreia.
Segundo o DCE, o Campus e a empresa já haviam sido notificadas sobre as condições do Restaurante, “incluindo problemas de infraestrutura, superlotação e a baixa qualidade nutricional das refeições com recorrentes registros de uso de proteínas industrializadas e excesso de carboidratos refinados.”
Foram exigidas a apuração rigorosa dos fatos e a responsabilização da empresa gestora do RU. O Diretório pediu, ainda, adequações estruturais e sanitárias no restaurante.
Após entrar em contato com a PROAE (Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil), o DCE informou que os estudantes que tiveram gastos médicos em decorrência da situação serão ressarcidos. Além disso, foram garantidos o auxílio para atendimentos médicos e a regularização do serviço de alimentos.
Entenda o ocorrido
A situação ocorreu na terça-feira (5) e chamou a atenção de outros locais do estado da Bahia. A Vigilância Sanitária e Ambiental foi acionada pelos estudantes da unidade e, na manhã de quarta-feira (6), o RU foi fechado temporariamente.
Segundo informações concedidas à TV Sudoeste, a empresa MS Gestão e Alimentação, responsável pela alimentação no Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira (IMS), não preparava os alimentos no próprio RU, mas em uma cozinha industrial. Foi constatado pela Vigilância que o local não tinha alvará sanitário. O local também apresentava condições inadequadas para produção, armazenamento e transporte de alimentos, bem como utensílios desgastados.
A cozinha industrial – agora, interditada – era responsável pelas 500 refeições servidas à comunidade universitária diariamente.
Em nota publicada na quarta-feira, a direção do Instituto afirmou que não foi acionada diretamente pelos estudantes, mas que souberam da notícia através de mensagens no grupo de docentes. Segundo eles, ainda na manhã daquele dia, a equipe se reuniu com a Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e com representantes do Núcleo Regional de Saúde.
Ainda segundo a publicação do IMS, foi emitido um alerta para unidades de atendimento médico e a lista com os nomes das pessoas que comeram no RU naquele dia foi encaminhada para as autoridades competentes. Além disso, foi solicitado aos alunos que coletassem as informações sobre aqueles que manifestaram sintomas, listando nomes, telefones e informações sobre terem procurado atendimento médico e a conduta adotada.
A universidade alegou não ter ciência de estudantes que tenham permanecido hospitalizados.
Ver essa foto no Instagram
Mais notícias
-
Cruz das Almas23h03 de 22/06/2026
Comunicação ajuda a transformar São João de Cruz em vitrine nacional
Ao Bahia.ba, secretária destaca estratégia que leva a energia da festa para além da cidade
-
Vitória da Conquista14h48 de 19/06/2026
Vereador diz que vai acionar judicialmente colega de casa após afirmações sobre corrupção
O embate entre os parlamentares ocorreu na sessão ordinária da Câmara Municipal desta sexta-feira (19)
-
Mutuípe14h13 de 19/06/2026
Suspeito de furto qualificado é preso no interior da Bahia
Suspeito foi identificado pelos oficiais em Santo Antônio de Jesus
-
Cairu13h48 de 19/06/2026
Cidade recebe curso de preparação para temporada de observação de baleias-jubarte
Durante a capacitação, marinheiros receberam informações qualificadas sobre as normas para o avistamento das baleias
-
Brumado13h27 de 19/06/2026
Vereador pede investigação sobre preços dos combustíveis no sudoeste da Bahia
Também foi pedidaa realização de diligências em conjunto com órgãos como o Procon e Agência Nacional do Petróleo (ANP)
-
Vitória da Conquista12h50 de 19/06/2026
Vereador relata dificuldades no contato com secretarias: ‘mau atendimento’
Líder do governo na Câmara Municipal afirmou que os vereadores relatam ter dificuldades no atendimento por parte de alguns nomes da administração municipal
-
Juazeiro12h09 de 19/06/2026
Cidade recebe R$ 39 milhões em investimentos para expandir a internet em áreas rurais
Entre as principais ações estão o anúncio da implantação de 23 estações de telefonia móvel para localidades rurais
-
Maraú11h34 de 19/06/2026
Operação cumpre mandatos contra organização criminosa no sul da Bahia
Ao todo, estão sendo cumpridos 29 mandados judiciais
-
Castro Alves11h13 de 19/06/2026
Comunidade quilombola no Recôncavo Baiano ganha nova escola de educação básica
Obra teve investimento total de R$ 2,3 milhões
-
Seabra10h57 de 19/06/2026
Governo inaugura Núcleo Especial de Atendimento à Mulher no interior da Bahia
Estrutura foi entregue nesta sexta-feira (19), pelo subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira










