Publicado em 26/06/2026 às 11h11.

Ministro baiano Alberto Balazeiro toma posse na Academia Brasileira de Direito do Trabalho

Solenidade reuniu magistrados baianos e ministros do TST

Pevê Araújo
Foto: Divulgação

 

O ministro baiano Alberto Bastos Balazeiro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), tomou posse na Cadeira 40 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT). A cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira (25).

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA), desembargadora Ivana Magaldi, prestigiou a solenidade.

“A posse do ministro Balazeiro na ABDT consagra uma trajetória de excelência intelectual, compromisso com a Justiça do Trabalho e dedicação à ciência jurídica. Iniciada no MPT-BA, sua atuação sempre foi marcada pela defesa dos interesses coletivos”, ressaltou a magistrada.

Também participaram do evento os ministros do TST Cláudio Brandão e Margareth Costa, além dos juízes do TRT-BA Rodolfo Pamplona, Guilherme Ludwig, Luciano Martinez e Mônica Sapucaia.

Durante a programação, foi realizado o 43º Colóquio da ABDT, que debateu o tema “Jurisdição e princípios de dignidade do trabalho nos tempos atuais”, reunindo especialistas para reflexões sobre os desafios contemporâneos da proteção ao trabalho e da efetividade dos direitos sociais. Entre os conferencistas do fórum esteve o ministro aposentado Horácio Pires.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.