Publicado em 27/06/2026 às 18h11.

Sesab responde crítica e diz que ex-prefeito baiano ignora investimentos em saúde

Secretaria afirmou que o debate sobre saúde pública deve ser pautado por "informações verdadeiras"

Lívia Patrícia
Hospital do Oeste, em Barreiras (Foto: Manu Dias/GOVBA)

 

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) rebateu as afirmações feitas pelo ex-prefeito de Barreiras, Zito Barbosa (União Brasil), sobre os investimentos feitos na área para o município do oeste baiano, afirmando que o político ignora as medidas tomadas.

Barbosa criticou o atendimento a pacientes com câncer na cidade disse que o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o ex-governador e ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o senador Jaques Wagner (PT) deveriam aproveitar a agenda política deste fim de semana no município para apresentar respostas sobre a assistência oncológica no Oeste da Bahia.

Em resposta enviada ao bahia.ba, a Sesab declarou: “A principal cobrança apresentada por ele perdeu completamente o sentido no mesmo dia em que foi publicada em veículos de comunicação. Na última sexta-feira (26), o Governo da Bahia inaugurou o novo serviço de Radioterapia do Hospital do Oeste, um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões que passa a garantir a ampliação do tratamento oncológico mais próximo de casa para pacientes de Barreiras e de toda a região Oeste.”

A pasta destacou que, além da radioterapia, foi autorizada a reforma e ampliação do Hospital do Oeste, com investimento de R$ 62 milhões, e que, somadas às outras entregas realizadas durante a agenda, os investimentos chegam a R$ 86 milhões.

Além disso, a Sesab destacou a entrega, em 2022, da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HO e ressaltou que compete ao município a organização e a garantia do acesso da população aos serviços de Atenção Básica, assim como a oferta do atendimento de urgência e emergência, incluindo a manutenção e o funcionamento das unidades municipais destinadas a esse atendimento. “O município mantém apenas uma UPA atualmente”, frisou a pasta.

“É importante esclarecer ainda que a entrega de veículos para o Tratamento Fora do Domicílio continua tendo a sua importância, uma vez que continuará sendo necessário para diversas outras especialidades e tratamentos realizados em diferentes centros de referência do SUS.”

A Secretaria concluiu o texto reafirmando o compromisso com a população do Oeste da Bahia afirmou que o debate sobre saúde pública deve ser pautado por “informações verdadeiras” e “responsabilidade”.

Leia a nota completa

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lamenta que o ex-prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, ignore investimentos históricos realizados pelo Governo do Estado para fortalecer a assistência em saúde no Oeste baiano.

A principal cobrança apresentada por ele perdeu completamente o sentido no mesmo dia em que foi publicada em veículos de comunicação. Na última sexta-feira (26), o Governo da Bahia inaugurou o novo serviço de Radioterapia do Hospital do Oeste, um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões que passa a garantir a ampliação do tratamento oncológico mais próximo de casa para pacientes de Barreiras e de toda a região Oeste.

Além da radioterapia, foi autorizada a reforma e ampliação do Hospital do Oeste, com investimento de R$ 62 milhões, que permitirá a implantação de 20 novos leitos de UTI, 30 leitos de enfermaria, um novo centro cirúrgico com 11 salas, Centro de Ensino e Pesquisa, ressonância magnética, novas emergências e a requalificação completa da unidade. Somadas às demais entregas realizadas durante a agenda, os investimentos anunciados alcançam R$ 86 milhões.

Destaca-se ainda que a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HO foi entregue em 2022. O serviço oferta desde então consultas, cirurgias e quimioterapia. O investimento do Governo do Estado ao longo de 20 anos permitiu ainda a implantação da hemodinâmica e ampliação do hospital, que já conta com 298 leitos, sendo 30 de UTI adulto.

A Sesab ressalta ainda que, conforme as diretrizes do SUS, compete ao município a organização e a garantia do acesso da população aos serviços de Atenção Básica, bem como a oferta do atendimento de urgência e emergência, incluindo a manutenção e o funcionamento das unidades municipais destinadas a esse atendimento. O município mantém apenas uma UPA atualmente.

É importante esclarecer ainda que a entrega de veículos para o Tratamento Fora do Domicílio continua tendo a sua importância, uma vez que continuará sendo necessário para diversas outras especialidades e tratamentos realizados em diferentes centros de referência do SUS.

A Sesab reafirma seu compromisso com a população do Oeste da Bahia e entende que o debate sobre saúde pública deve ser pautado por informações verdadeiras, responsabilidade e respeito aos cidadãos, e não por narrativas políticas que ignoram os avanços concretos já entregues à população.

Lívia Patrícia
Sou soteropolitana e apaixonada por arte e cultura. Bacharela Interdisciplinar em Artes e Jornalista pela UFBA, tenho passagem pela Agência Diadorim, BP Money, g1 Bahia. Também participei da segunda turma do Focas Estadão (Curso Estadão de Jornalismo) de Saúde. Cubro Municípios no bahia.ba

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.