Publicado em 26/06/2026 às 09h58.

Abandono escolar cai quase 9% na Bahia

A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (26), também indica o recuo nas taxas de reprovação e atraso escolar

Redação
ensino médio, escola estadual, estudante, prova
(Foto: reprodução/GOVBA)

 

A taxa de abandono escolar nas escolas de ensino médio da rede pública da Bahia caíram de 12,9% para 3% entre 2022 e 2025, apontam dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (26), também indica o recuo nas taxas de reprovação e atraso escolar, registrando queda de 16,3% para 4,6% e de 41,3% para 24%, respectivamente.

As taxas nacionais também tiveram redução durante o período. Em todo o Brasil, a reprovação no ensino médio público caiu 62% no país, o abandono escolar diminuiu 61% e a distorção idade-série, indicador que mede o atraso escolar, foi reduzida em 28%. No mesmo período, a taxa de aprovação cresceu 11%.

“Os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado”, afirmou o ministro da Educação, Leonardo Barchini.

O Inep analisou, ainda, que os dados refletem uma melhoria do ensino médio público desde 2023, quando o Ministério da Educação  ampliou e implementou programas estruturantes, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além de avanços no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O instituto também considera que o Pé-de-Meia, lançado no início de 2024, é uma outra política que está contribuindo positivamente para a evolução dos indicadores. Na Bahia, 714.089 estudantes são beneficiados desde a criação do programa, 52,7% são do sexo feminino e 47,3%, do sexo masculino.

Outros indicadores também mostram progresso na rede pública, como o aumento de 46% nas inscrições realizadas por concluintes para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, durante o período de 2022 até 2025, mais estudantes conseguiram permanecer no ensino médio.

“Um resultado novo, produzido pelo Inep, observa o que aconteceu com os estudantes que deveriam voltar à escola no ano seguinte e indica que a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28% entre 2022 e 2025, o que significa que mais jovens permaneceram estudando. Esse avanço faz bastante diferença: se esse indicador tivesse permanecido no nível observado em 2022, o Brasil teria, em 2025, quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio – ou seja, um número muito grande de jovens que poderia estar fora da escola seguiu estudando”, explica Manuel Palacios, presidente do Inep.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.