Publicado em 26/06/2026 às 14h25.

Com radioterapia em Barreiras, Jerônimo amplia estrutura do Hospital do Oeste

Governador promete descentralizar tratamento oncológico

Redação
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) inaugurou nesta sexta-feira (26) o novo serviço de Radioterapia do Hospital do Oeste, em Barreiras, e anunciou um conjunto de investimentos para ampliar a estrutura da unidade, principal referência em saúde de alta complexidade no Oeste baiano.

O equipamento de radioterapia recebeu investimento de R$ 9,8 milhões e passa a integrar a rede estadual de atendimento oncológico, permitindo que pacientes da região realizem o tratamento sem a necessidade de deslocamentos para outros centros.

Durante a agenda, Jerônimo também assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital do Oeste, obra estimada em R$ 62 milhões. Além disso, autorizou a publicação do edital para construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), entregou duas vans ao Consórcio da Policlínica Regional de Barreiras e participou da entrega de 15 veículos destinados a 12 municípios da região, por meio do Ministério da Saúde.

Segundo o governador, a ampliação da rede busca fortalecer a oferta de serviços especializados no interior do estado. “Estamos fortalecendo a regionalização da saúde e levando serviços cada vez mais especializados para o interior da Bahia. A radioterapia representa mais dignidade para quem enfrenta o tratamento contra o câncer, evitando longas viagens e permitindo que o paciente permaneça próximo da família durante esse processo”, afirmou.

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, destacou que a implantação do serviço amplia a descentralização da assistência oncológica no estado e consolida o Hospital do Oeste como referência regional. “Este é o quarto serviço de radioterapia implantado pelo Governo do Estado no interior da Bahia e o primeiro em toda a região Oeste, fortalecendo a descentralização do tratamento oncológico”, disse.

Com a ampliação anunciada, o Hospital do Oeste passará de 300 para 360 leitos. O projeto prevê a criação de 20 novos leitos de UTI, 30 leitos de enfermaria, um centro cirúrgico com 11 salas, além da implantação de um Centro de Ensino e Pesquisa, serviço de ressonância magnética, novas áreas de emergência e a requalificação da estrutura existente.

De acordo com o governo estadual, a unidade realiza atualmente mais de 500 mil atendimentos ambulatoriais e cerca de 14 mil internações por ano, atendendo pacientes de municípios do Oeste baiano.

 

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.