Publicado em 26/06/2026 às 11h52.

Bruno Reis diz que paralisação dos garis ‘trouxe um prejuízo grande à cidade’

Segundo o prefeito, a decisão depende exclusivamente do Congresso Nacional

Neison Cerqueira / Daniel Serrano
Foto: Daniel Serrano/bahia.ba

 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), afirmou nesta sexta-feira (26) que a greve nacional dos trabalhadores da limpeza urbana não é de responsabilidade da Prefeitura e que a gestão municipal não tem competência para atender à principal reivindicação da categoria, que é a criação de um piso salarial nacional.

O gestor municipal respondeu ao questionamento na solenidade que marcou a assinatura da ordem de serviço para as obras de urbanização e qualificação da Comunidade Pé Preto, no Nordeste de Amaralina.

Segundo o prefeito, a decisão depende exclusivamente do Congresso Nacional. “É um movimento nacional e a Prefeitura não tem gestão sobre isso. Como é que a Prefeitura pode impor que o Senado da República vote um piso dos garis? Cabe ao Congresso Nacional decidir pela aprovação do piso ou não”, explicou o prefeito.

Bruno Reis reconheceu os impactos da paralisação na capital baiana e afirmou que o acúmulo de lixo não pode ser resolvido imediatamente. “É óbvio que isso trouxe um prejuízo grande à cidade. Dois dias sem coleta de lixo é um acúmulo grande. E nós não conseguimos resolver de um dia para o outro”, afirmou.

De acordo com o prefeito, a operação de coleta foi retomada com capacidade máxima desde o último dia 24, e as equipes seguem mobilizadas para regularizar o serviço. “Todas as equipes estão na rua. Operação máxima, esforço máximo em conjunto. Vamos passar o final de semana para deixar a cidade zerada”, garantiu.

Ainda conforme Bruno Reis, a expectativa é de que a coleta seja totalmente normalizada entre domingo (28) e segunda-feira (29), com a retirada de todo o lixo acumulado durante o período de paralisação.

 

Neison Cerqueira
Jornalista, com atuação na área de política e apaixonado por futebol. Foi coordenador de conteúdo do site Radar da Bahia, repórter do portal Primeiro Segundo e colunista em ambos os veículos. Atuou como repórter na Superintendência de Comunicação da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e, atualmente, cobre política no portal bahia.ba.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.