Publicado em 26/06/2026 às 17h46.

Vereadora cobra explicações do Executivo após vistoria apontar acúmulo de lixo em bairros

Moradores relataram problemas recorrentes na coleta de lixo e reclamaram do acúmulo de resíduos em vias públicas

Redação
Foto: Fabiana Guia
Foto: Fabiana Guia

 

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) criticou nesta sexta-feira (26) a situação da limpeza urbana em bairros de Salvador e cobrou explicações da gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil) após visitar Cajazeiras, Águas Claras e Valéria. Segundo a parlamentar, moradores relataram problemas recorrentes na coleta de lixo e reclamaram do acúmulo de resíduos em vias públicas durante o período dos festejos juninos.

A vistoria ocorreu após a realização de uma sessão da Câmara Itinerante na região, no início de junho, quando lideranças comunitárias apontaram falhas no serviço de limpeza. Durante a visita, Aladilce afirmou que pretende cobrar providências da administração municipal.

“Enquanto o prefeito Bruno Reis foi visto aproveitando os festejos juninos no interior do estado, ao lado do aliado ACM Neto, a cidade segue convivendo com montanhas de lixo espalhadas em vias públicas e pontos de descarte improvisados”, denunciou.

A vereadora afirmou que a paralisação nacional dos agentes de limpeza urbana não justifica a situação encontrada, argumentando que o movimento havia sido anunciado previamente pela categoria.

“É preciso que o prefeito dê explicações para a população”, afirmou.

Na avaliação da parlamentar, a prefeitura não se preparou para minimizar os impactos da greve dos garis, o que teria provocado atrasos na coleta e o acúmulo de resíduos em diferentes regiões da capital.

Durante a visita à Rua Direta da Caixa D’Água, no final de linha de Águas Claras, o morador Guilardo Macedo de Jesus relatou à vereadora que o descarte irregular de lixo, os alagamentos e a presença de ratos fazem parte da rotina da comunidade. Segundo ele, o problema antecede a paralisação dos trabalhadores da limpeza urbana e já foi alvo de reclamações encaminhadas à Limpurb. Situação semelhante, de acordo com a parlamentar, foi encontrada na Rua A da Lagoa da Paixão, em Valéria, e em outros pontos visitados.

Aladilce também criticou o aumento da taxa de coleta de lixo e afirmou que a população não percebe melhorias na prestação do serviço.

“É um absurdo que a gestão municipal tenha aumentado a ‘taxa de lixo’ enquanto os soteropolitanos não veem nenhuma melhora na prestação do serviço. Muito pelo contrário: a situação está cada vez pior”, acrescentou.

A vereadora ainda citou questionamentos judiciais envolvendo o contrato da Prefeitura de Salvador com a empresa responsável pela operação do Aterro Metropolitano Centro (AMC). Segundo ela, o Tribunal de Justiça da Bahia suspendeu os efeitos do termo aditivo que prorrogava a concessão por mais 20 anos após denúncias de irregularidades.

Mais notícias

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Settings ou consulte nossa política.